top of page

​

 

​

​

​

​

​

​

 

 

Informações Gerais: 

 

  • As oficinas integrantes da programação do 39º Painel Biblioteconomia serão realizadas de forma presencial e em diversas regiões do Estado como forma de possibilitar o acesso a todas as pessoas as atividades do evento. 

​​

  • Nesta edição, a ACB conta com apoio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2022, e como contrapartida social pelo recebimento deste incentivo todas as oficinas são Gratuitas, com vagas limitadas por ordem de inscrição da pessoa participante! 

​​

  • Para participar você deverá preencher todas as informações no Formulário de Inscrição, apontando qual atividade pretende participar, após o preenchimento você receberá confirmação de sua inscrição via e-mail.

​​

  • Todas as atividades são limitadas a 15 participantes.

​​

  • Caso haja o preenchimento de todas as vagas será efetuada lista de espera. Assim, pedimos que em caso de desistência a pessoa participante deverá comunicar a ACB com antecedência de 48h antes da realização da oficina, para que possamos entrar em contato com a pessoa interessada na vaga.

​​

  • Serão emitidos certificados a todas as oficinas, exceto a atividade cultural. Os certificados serão encaminhados via e-mail dentro de até 60 dias após a realização da atividade. 

​​

  • Lembramos que quaisquer custos como deslocamento, alimentação e /ou hospedagem, será de responsabilidade da pessoa participante.  A ACB se reserva apenas o direito de  organização e realização das atividades propostas. 

 

 

​

PROGRAMAÇÃO OFICINAS REGIONAIS

​

​

Regional Oeste

 

Oficina: Leitura e relaxamento: biblioterapia na prática

 

A Biblioterapia pode ser entendida como o cuidado com o desenvolvimento do ser humano por meio das histórias literárias. A prática ainda é pouco conhecida no Brasil, mas já vem sendo utilizada em vários países em contextos diversos com o objetivo de promover o equilíbrio e o bem-estar das pessoas por meio da literatura.

A Biblioterapia pode ser aplicada em espaços variados como bibliotecas, escolas, hospitais, asilos, dentre outros. A prática da Biblioterapia se apresenta como mais uma possibilidade de uso da literatura para os profissionais que já atuam com mediação de leitura, para os amantes da leitura em geral e para aqueles que querem desvendar novos horizontes a partir da leitura literária e incorporá-la à sua vida ou ao contexto profissional em que estão inseridos.
 

Objetivo da Oficina - Tem como objetivo despertar o interesse pela temática da Biblioterapia. É uma oficina introdutória para quem quer conhecer um pouco da teoria e da prática da Biblioterapia. A metodologia é vivencial, onde os participantes poderão compreender na prática o potencial terapêutico da literatura.
 

Público-alvo: Estudantes e profissionais da área da Biblioteconomia e outras áreas afins, como Letras, Pedagogia, Psicologia, Saúde e demais pessoas interessadas na temática.  
Vagas: 15 (GRATUITAS)

Local: Unochapecó

Cidade: Chapecó

Data: 01 de abril

Horário: 14h

 

Ministrantes:

​

​

​

 

​

​

​

​

​

 

​

​


 

Regional Médio Vale

 

Oficina: Escuta Aqui! 

​

De conteúdo literário, musical, brincante e da cultura popular; Com textos literários selecionados e com histórias reais dos participantes, o curso foi criado para ser um remédio antimonotonia que comove e traz diversão. O encontro é dividido em quatro módulos ligados entre si por brincadeiras dinâmicas e momentos de fruição e integração.

A oficina irá desenvolver a prática da biblioterapia e da mediação de leitura e escuta afetuosa. A literatura será utilizada no processo de humanização e desenvolvimento das pessoas, contribuindo com o repertório simbólico dos grupos através da leitura de trechos de romances, contos, poemas e crônicas; incluindo o diálogo com os participantes e propostas de atividades sobre temas relacionados aos textos.

Alguns dos autores selecionados para os encontros são Aline Bei, Antoine de Saint-Exupéry, Conceição Evaristo, Douglas Zunino, Fernando Pessoa, Ferreira Gullar, Ignácio de Loyola Brandão, Jesus Lumma, Lindolf Bell, Luz Maria Chapela, Marina Colasanti, Nana Toledo, Manoel de Barros, Paulo Castellain, Paulo Leminski, Rubem Braga, Taylane Cruz entre outros.

 

Objetivo da oficina:  A oficina tem por objetivo ser um curso prático que reúne uma curadoria do coração.

 

Público-alvo: bibliotecários, educadores, empreendedores, equipes, profissionais de RH, terapeutas, artistas, estudantes e público em geral, principalmente quem quer escutar melhor.

Vagas: 15 (GRATUITAS)

Dia: 05/04/2023

Horário: 18h30

Cidade: Brusque

Local: Biblioteca Pública Municipal Ary Cabral

​

Ministrantes:

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

 

Regional Serrana 

 

Oficina: Contação de histórias

 

A arte de contar histórias é um dos mais antigos ofícios do mundo e é fruto de muito trabalho e estudo. A contação de histórias é uma arte que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa que aprecia narrativas, que queira se envolver com elas e que tenha voz e memória. Faz parte da tradição de vários povos desde os mais antigos tempos – narrativas orais são passadas de geração a geração desde o início da humanidade, num movimento incessante de recriação. O contador de histórias cria imagens que ajudam a despertar as sensações e a ativar no ouvinte os sentidos: paladar, audição, tato, visão e olfato. Assim, suas narrativas são carregadas de emoção e repletas de elementos significativos, como gestos, ritmo, entonação, expressão facial, silêncios... Esses elementos proporcionam uma interação direta com o público e implicam improvisação e interpretação.

​

Objetivo da Oficina - Contribuir na formação de bibliotecários, estudantes, professores, pedagogos, agentes de leitura, contadores de histórias e quaisquer pessoas interessadas na arte de contar histórias e desenvolver o trabalho junto à literatura infantojuvenil, demonstrar a importância das histórias para o desenvolvimento infantil, resgatar a prática de contar histórias e apresentar ao público interessado, diferentes técnicas como objetos, adereços, música ao vivo e a teatralidade que o contador pode utilizar como ferramenta para aprimorar a arte de contar histórias.

​

Público-alvo: Bibliotecários, Estudantes de biblioteconomia, professores, atores, agentes de leitura, contadores de histórias e/ou quaisquer pessoas interessadas na arte de contar histórias 

Vagas: 15 (GRATUITAS EM CADA TURNO)

Local: Biblioteca Pública Municipal Carlos Dorval Macedo

Cidade: Lages

Data: 10 de abril

Horário: 10h e 14h 

 

Ministrantes:

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

Regional Grande Florianópolis

 

Oficina: O enfrentamento ao capacitismo e ao racismo em espaços de leitura​


A partir das 5 Leis da Biblioteconomia elaboradas por Ranganathan, refletimos: os usuários das bibliotecas e demais serviços de informações representam, efetivamente, a diversidade da população? 

Considerando que o acesso ao livro, à leitura, à informação e ao conhecimento depende de fatores tais como a oferta de acervo do interesse do leitor, as barreiras para sua socialização e autonomia para exercício pleno da cidadania, aparentemente reflexões externas à leitura, se faz urgente dialogar sobre o acesso e permanência de pessoas negras com deficiência às bibliotecas e demais serviços de informações.
 
Objetivos da Oficina: 
 
Objetivo geral: Apresentar conceitos e estabelecer, através da exposição dialogada, reflexões para desenhar ferramentas que tornem o fazer cotidiano em espaços de livro, leitura, informação e conhecimento convidativo, acolhedor e fortalecedor para as pessoas negras com deficiência que historicamente não tem a chance de usufruir desses espaços por barreiras das mais diversas ordens.
 
Objetivos específicos: 

 

- Apresentar conceitos e legislação sobre a Deficiência
- Dialogar sobre a dupla barreira racismo e capacitismo
- Formular ferramentas para garantir o acesso e a autonomia de pessoas negras com deficiência em espaços de livro e leitura.

 

Público-alvo: Estudantes e profissionais da área da Biblioteconomia e demais pessoas interessadas na temática. 

Vagas: 15 (GRATUITAS)

Local: Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC campus Florianópolis 

Cidade: Florianópolis

Data: 13 de abril

Horário: 14h 

​

Ministrantes:

​

​

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Regional Sul 

 

Oficina: Bibliotecárias/os e Bibliotecas Públicas: um olhar inclusivo para/com pessoas em situação de rua e sofrimento psíquico​

​

A população em situação de rua sofre historicamente violências contra seus direitos básicos.  Partindo do pressuposto de que para se fazer inclusão social são necessários meios para a construção da autonomia dos indivíduos, e que a biblioteca pública dispõe de instrumentos que viabilizam a inclusão e que pessoas em situação de rua necessitam de um olhar mais humanizado; propõe-se discutir sobre a responsabilidade social da biblioteca pública e da atuação da pessoas bibliotecária.

​

Objetivo da Oficina - Tem como objetivo refletir a respeito da biblioteca pública como um espaço voltado à democratização da informação, também sua responsabilidade social quanto a inclusão da população em situação de rua e pessoas em sofrimento psíquico. Bem como, discutir sobre os serviços oferecidos pela biblioteca pública podem auxiliar os moradores em situação de rua e vulnerabilidade social influenciando na qualidade de vida e a sua inclusão social.

​

Público-alvo: Bibliotecários, Estudantes de biblioteconomia, professores, pedagogos, assistentes sociais, psicólogos, e/ou quaisquer pessoas interessadas na temática.

Vagas: 15 (GRATUITAS)

Local: Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa

Cidade: Imbituba

Data: 29 de abril

Horário: 10h00

 

Ministrantes:

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

​

​

ATIVIDADE CULTURAL  - City Tour

 

Objetivo: proporcionar aos participantes a possibilidade de conhecerem mais a fundo a história e as tradições da cidade de Florianópolis, bem como, conhecer projetos de acolhimento, estímulo à leitura  e responsabilidade social. 

 

Vagas: 15 (GRATUITAS)

Onde: Centro de Florianópolis

 

Locais a serem visitados: 

Museu Cidade de Florianópolis

Museu da Escola Catarinense 

Museu Victor Meirelles 

Biblioteca Cidadã 

Casa da Literatura Catarinense  - Poeta Cruz e Sousa 

​

Data: 13 de abril

Horário: 13h  - (Ponto de Encontro Museu de Florianópolis)

 

Orientações para participação: No ponto de encontro será obrigatório apresentar documento de Identificação (RG ou Carteira de Motorista), bem como pedimos às pessoas inscritas vestirem roupas leves, calçado confortável e leve sua garrafinha de água, pois o percurso será feito a pé. 

 

Guias: 

 

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

ssica Bedin (mediadora) - Bibliotecária, atua como professora no curso de Biblioteconomia da Unochapecó. Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares – UFSC. Mestre e doutora em Ciência da Informação – UFSC. Assessora da Pós em Biblioterapia e Mediação da Leitura Literária – EaD/Unochapecó.

Ana Cristina Acorsi - Farmacêutica. Docente dos Cursos da Escola da Saúde na Unochapecó. Especialista em Farmácia de Dispensação - UEPG. Especialista em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Auto Realização -PUCRS. Mestre em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais - Unochapecó. Autora do livro de poesias Pílulas de Humanidade!

Paula Zeni - Fisioterapeuta Integrativa. Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória. Especialista em Fisioterapia Neonatal. Mestre em Saúde. Doutora em Fisiologia Humana. Instrutora de Yoga.

Design sem nome (2).png

Paulo Castellain - produtor cultural, arte-educador, jornalista e facilitador de biblioterapia. Formado em Comunicação Social e entusiasta da prática de projetos que envolvam comunicação, arte, educação e cultura popular.

Cleber da Silva André (mediador) - Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019), Pós-graduação em Arquivologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2021), graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina(2012) e graduação em Sistemas Eletrônicos pelo Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (2010). Inscrito no Conselho Regional de Biblioteconomia de Santa Catarina - CRB 14/1441. Bibliotecário na Biblioteca Pública Municipal Ary Cabral - Brusque desde 2016. Trabalhou na Biblioteca Escolar do Colégio Cônsul Carlos Renaux de 2018 a 2021.

Design sem nome (6).png
Design sem nome (5).png

Ivone Balzan - Contadora de Histórias, atriz, Professora da rede Municipal de ensino de Lages integrante do grupo teatral Na mala tem.

Wemylinn Giovana Florencio Andrade (mediadora) - Bibliotecária na Biblioteca Pública Carlos Dorval Macedo, Lages/SC. Mestre em Ciência da Informação pelo PGCIN/UFSC (2017). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014).Membro da Gestão 2021/2023 da Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB), atuando como Diretora da Região Serrana. 

Design sem nome (7).png

Angelita Garcia - Socióloga, especializada em Educação Profissional de Jovens e Adultos e graduanda em Biblioteconomia. Atua em projetos e programas voltados para a área dos direitos humanos e enfrentamento às desigualdades usando como ponto de partida três focos: valorização das identidades, articulação comunitária e inclusão. É membro da Aliança Pró-Saúde da População Negra, um coletivo de uma rede multi e intersetorial, com atuação contra o racismo na cidade de São Paulo(SP). Junto com outros bibliotecários e bibliotecárias negros e negras, compõe o Grupo de Trabalho Relações Étnico-raciais e Decolonialidades (RERAD-FEBAB). Na área da Biblioteconomia, foi articuladora na Rede Nacional de Leitura Inclusiva, um projeto da Fundação Dorina Nowill para Cegos, em São Paulo, com implementação de ações que incluem pessoas com deficiência nas agendas de livro, leitura, literatura e bibliotecas em território nacional.

Camila Koerich Burin (mediadora) - Bibliotecária, formada em 2004 (UDESC), pós-graduada em Gestão de Unidades de Informação em 2010 (UDESC) e em Gestão Pública em 2014 (IFSC), mestre em Ciência da Informação em 2009 (UFSC), integrante da organização do Painel Biblioteconomia em Santa Catarina (2014 a 2021), integrante da organização do ACB Cultural (2020 e 2021). Desde 2012 atua no movimento associativo vinculado à Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB), integrando atualmente a equipe gestora no cargo de 1ª tesoureira. 

Design sem nome (9).png
Design sem nome (10).png

Daniella Camara Pizarro - (PPGINFO/ DBI UDESC)  - Professora adjunta do Departamento de Biblioteconomia e Informação (DBI /FAED) da Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC. Atualmente coordena o Bibead - curso de Biblioteconomia à distância do DBI/FAED/UDESC e o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Informação - PPGINFO/FAED/UDESC.  Atua no ensino de Biblioteconomia com habilitação em Gestão da Informação, no BIBEAD e no PPGINFO/FAED da UDESC. Doutora em Ciência da Informação e está vinculada ao Grupo de Pesquisa em Cultura Impressa e Digital (GP-CiDi). Tem como enfoque de pesquisa e extensão o ensino de Biblioteconomia, a formação e atuação ético-política do Bibliotecário, bem como suas representações sociais coletivas a partir da perspectiva da sociofenomenologia; e ainda, com questões relacionadas às bibliotecas no cárcere e na mediação da informação como promotora de uma educação para a liberdade e emancipação cidadã.

Caroline Kern - (PPGE UDESC)  -Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2005), Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC(2014). Atualmente desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação, formação de professores, diversidades, com ênfase em alfabetização, inclusão escolar de pessoas com história de deficiência, escola e violências. Coordenou a formação compartilhada de docentes e assistentes sociais do sistema prisional da Grande Florianópolis como integrante do programa de Extensão: Novos Horizontes da universidade nos espaços de privação de liberdade (LABIB/UDESC 2017/2018). É Professora do curso de pedagogia (EAD) no Centro Universitário Estácio de Santa Catarina. Professora no curso de pedagogia e no Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Núcleo de Atendimento Pedagógico e Estudantil (NUAPE) no Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Gláucia Maindra da Silva (mediadora) - Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Experiência na área de gestão cultural em unidades de informação. Atua nas áreas de biblioteconomia, informação, cidadania e ação cultural. De 2009 a 2012 atuou como Coordenadora Suplente do Comitê Regional do Proler (Programa Nacional de Incentivo à Leitura). Atua na Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa desde 2012 e coordena desde 2015 o projeto cultural itinerante "Tenda Literária". Foi Coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas, Livros, Leitura e Literatura (SMBLLL) da Prefeitura de Imbituba de 2014 a 2015 e Gerente de Fomento e Incentivo à Cultura de 2015 a 2016. Secretária-Geral/ Adjunta do CMPC - Conselho Municipal de Política Cultural em Imbituba desde 2013. Membro da Câmara Setorial do Livro e Leitura/Santa Catarina em 2016, integrante ativa do GEBP - Grupo Especializado em Biblioteca Públicas da ACB - Associação Catarinense de Bibliotecários de Santa Catarina em 2016, e Membro do Colegiado da Setorial do Livro, Leitura e Literatura do CNPC - Conselho Nacional de Política Cultural 2017-2017. Gláucia foi coordenadora do SMBLLL, de julho de 2017 a dezembro de 2020, atividade que ganhou força em agosto de 2018, com a proposta de elaboração colaborativa do Plano Municipal de Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura (PMBLLL).

Design sem nome (11).png

Deborah Matias Gomes - Vice presidente da Associação Catarinense de Bibliotecários. Mestranda em Gestão da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares (2015) e bacharela em Biblioteconomia- UDESC (2009) ; Bolsista do Programa de Monitoria PROMOP-UDESC e Membro do Grupo de Pesquisa em Informação - GPINFO/UDESC. 

Jéssica Bedin - Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares (2015) e bacharela em Biblioteconomia (2014) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como professora e coordenadora do curso de Biblioteconomia EaD da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Participa dos grupos de pesquisa Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação da UFSC e Palavração da Unochapecó. Também é membro da Gestão 2021/2023 da Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB), atuando como Diretora da Região Oeste.

Design sem nome (14).png

OFICINAS

REALIZAÇÃO

Logos-Elisabete-FCC-GOV_Colorido.png

APOIO

logo.png
udesc logo.png
labib.png
dbi.jpg
SENACC.png
bottom of page