O Painel Biblioteconomia em Santa Catarina é um evento estadual que ocorre desde 1982 promovido pela Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB). Em 2014 o evento foi descentralizado da Capital e começou a percorrer todas as regiões do Estado: Lages, Joinville, Criciúma, Chapecó, São José e Brusque, foram cidades-sede nos últimos anos e todas superaram as expectativas de público, com participantes não somente de Santa Catarina como também de outros estados.
Os temas das últimas edições convergem para discussões e reflexões contemporâneas à área de Ciência da Informação e Biblioteconomia, enfatizando, com frequência, o cunho social da profissão:
-
32º Painel Biblioteconomia em Santa Catarina realizado em Lages, tema: “Redes de conhecimento, mídias e sistemas de informação: inovação e colaboração”.
-
33º Painel Biblioteconomia em Santa Catarina realizado em Joinville, tema: “Além das paredes das bibliotecas: evolução da atuação bibliotecária”.
-
34º Painel Biblioteconomia em Santa Catarina realizado em Criciúma, tema: “Interdisciplinaridade na Ciência da Informação: o papel social do profissional”.
-
35º Painel Biblioteconomia em Santa Catarina realizado em Chapecó, tema: “Do ensino às tecnologias: desafios da profissão”.
-
36º Painel Biblioteconomia em Santa Catarina realizado em São José, tema: “A formação política e os espaços transformadores de atuação do bibliotecário no contexto atual”.
-
37º Painel Biblioteconomia em Santa Catarina realizado em Brusque, tema: “Livro, leitura e literatura para uma sociedade melhor: bibliotecas e seus encantos”.
-
38º Painel Biblioteconomia em Santa Catarina, realizado em ambiente virtual, em função da pandemia Covid-19, tema: “Agenda 2030: as bibliotecas hoje e o que queremos para o amanhã?”.
Para a 39ª edição o tema será Bibliotecas Inclusivas: promovendo a inclusão social, econômica e política de todas as pessoas.
OBJETIVOS
Iniciado em 1982, o Painel Biblioteconomia em Santa Catarina se consolida como um fórum anual que chega a sua 39ª edição com os seguintes objetivos:
a) Aprimorar a prática profissional dos bibliotecários catarinenses, assim como outros profissionais que se identifiquem com as práticas do livro, leitura, literatura e bibliotecas, propiciando educação continuada aos mesmos;
b) Divulgar e compartilhar experiências, resultados de pesquisas e estudos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação e áreas afins realizados em Santa Catarina e em outras regiões do país;
c) Promover debates que contribuam com a sociedade na realização de projetos e reivindicações de ações ao entendimento de cidadania e responsabilidade, e inclusão social, educacional e cultural;
d) Socializar práticas e vislumbrar oportunidades de intervenção política da classe bibliotecária catarinense no sentido de projetar ações relacionadas ao fazer profissional/político no sentido de fortalecer a categoria e projetá-la na sociedade catarinense.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais da informação, tais como: bibliotecários, arquivistas, museólogos, professores, estudantes, pesquisadores da Ciência da Informação e outras áreas relacionadas, auxiliares e técnicos de biblioteca, profissionais atuantes em bibliotecas escolares, públicas, universitárias, especializadas, empresariais, comunitárias e outros tipos de unidades de informação.