Normas para publicação

 1 ENVIO DE TRABALHOS

 

1 Submissão de trabalhos: orientações e normas para trabalhos técnicos-científicos e relatos de experiências

 

1.1 Envio dos trabalhos a Comissão Científica

 

Poderão submeter trabalhos: profissionais, pesquisadores, docentes e alunos de graduação e pós-graduação para apresentação de trabalhos e relatos de experiências referentes ao tema do evento.

 

Os trabalhos deverão ser submetidos na Revista ACB. No ato de submissão, escolher a Seção: PAINEL BIBLIOTECONOMIA, com o preenchimento obrigatório de todos os campos dos Metadados: Nome Completo, E-mail válido, Orcid (obrigatório), Instituição/Afiliação que representa, País, Resumo da Biografia (obrigatório), Título do trabalho (Somente a primeira Letra em caixa alta e em nomes próprios, as demais em minúscula), Resumo, Pontos da Indexação.

 

Se o trabalho for escrito por mais autores, no momento da submissão deverão ser inseridos os demais autores. Após o início do trabalho de avaliação não serão inseridos novos nomes na plataforma. É de responsabilidade dos autores inserirem corretamente todos os Metadados.

 

Recomendamos que o número de autores nos trabalhos seja, no máximo, três.

2 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS E RELATOS DE EXPERIÊNCIAS


2.1 Normas de padronização
As normas para apresentação dos trabalhos estão no endereço aqui!

a - Relato de pesquisa - artigo sobre pesquisa bibliográfica, documental ou experimental, concluída ou em andamento - máximo 15 laudas, configuração da página tamanho A-4 margens 1,5 cm (esquerda, direita, superior e inferior).

b - Artigo de opinião - texto opinativo com respaldo teórico - máximo 15 laudas, configuração da página tamanho A-4 margens 1,5 cm (esquerda, direita, superior e inferior).

c - Ensaio - artigo teórico sobre determinado tema - máximo 15 laudas, configuração da página tamanho A-4 margens 1,5 cm (esquerda, direita, superior e inferior).

d - Revisão de literatura - levantamento do estágio atual de determinado assunto, consideradas de importância para divulgação e, fundamentação bibliográfica na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação - máximo 15 laudas configuração da página tamanho A-4 margens 1,5 cm (esquerda, direita, superior e inferior).

e - Relato de Experiências - didáticas e trabalhos de bibliotecários, professores e de estudantes de Biblioteconomia - poderão ser incluídos roteiros sistematizados pautados na estrutura de artigo científico - máximo 15 laudas, configuração da página tamanho A-4 margens 1,5 cm (esquerda, direita, superior e inferior).

 

2.2 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS:

2.2.1 Título - Deve ser conciso e claro, expressando o conteúdo do artigo. O título e o subtítulo deverão ser apresentados em letras maiúsculas no corpo do artigo, fonte: Times New Roman, tamanho 12, em negrito e centralizado. E em minúsculas (exceto siglas e nomes próprios) quando inserir os metadados na plataforma da Revista ACB.

2.2.2 Autores - Informar os metadados do(s) nome do(s) autor(es), evitando abreviaturas. No caso de mais de um autor, colocar o nome de um embaixo do nome do outro, com apenas as iniciais em letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito e alinhado à direita. Separar o nome dos autores do título do artigo, com 1 espaço em branco. Informar os seguintes metadados sobre o(s) autor(es): Nome completo (evitar abreviaturas); titulação (Doutorado, Mestrado, Especialização e Graduação - citar o que tem); instituição; cargo/função que desempenha(m); endereço completo; telefone e correio eletrônico. Sugere-se evitar a indicação como co-autor(es) pessoas que não contribuíram intelectualmente para a obra. Recomenda-se incluir o nome das pessoas que de alguma maneira auxiliaram seja na coleta de dados, nas ilustrações, ou mesmo na utilização de laboratórios mencionando no pós-texto "AGRADECIMENTOS" após as Referências.

2.2.3 Resumo - Deve ser incluído um resumo informativo (NBR 6028 – Resumo), de aproximadamente 100 palavras, em português, fonte 10, com entrelinhamento simples, precedido da palavra Resumo (negritada e com apenas a letra "R" maiúscula). Separar o resumo do nome dos autores, com um espaço em branco.

2.2.4 Palavras-chave - Termos indicativos do conteúdo do artigo. Separar cada termo por ponto final que deverão ser precedidos do termo Palavras-chave (negrito e apenas a letra "P" em maiúscula). Separar as palavras-chave do resumo, com um espaço em branco. Utilizar de três a cinco termos.

2.3 ELEMENTOS TEXTUAIS

2.3.1 Texto - Corpo do artigo (conforme a norma NBR 6022 - Apresentação de Artigos de Periódicos) estruturado em: introdução, desenvolvimento e conclusão. No caso de divisão em seções, sua ordenação deverá seguir o sistema de numeração progressiva (NBR 6024 - Numeração progressiva das seções de um documento). Para citações no texto, utilizar o sistema Autor, data – ver NBR 10520 - Apresentação de Citações em Documento. O texto deverá ser apresentado utilizando a fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço de 1,5cm entrelinhas.

2.3.2 Elementos de Apoio - Notas, citações, gráficos, tabelas, figuras, quadros, fotografias etc, devem ser limitadas ao mínimo indispensável.

2.3 Referências - As referências bibliográficas deverão estar normalizadas de acordo com a NBR 6023 – Informação e Documentação: Referências, Elaboração da ABNT. O Título da obra (título da revista, livro etc.) deve ser destacado com o uso do negrito.

2.4. ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

2.4.1 Agradecimentos - Os agradecimentos e auxílios recebidos pelo(s) autor(es) podem ser mencionados no final do artigo. Recomenda-se incluir o nome das pessoas que de alguma maneira auxiliaram em coleta de dados, ilustrações, ou mesmo na utilização de laboratórios no item Agradecimentos (pós-texto antes das Referências). Sugere-se evitar a indicação como co-autor(es) pessoas que não contribuíram intelectualmente para a obra.

3.2 Tradução do título - Apresentação do título em inglês

3.3 Tradução do Resumo (Abstract) - Apresentação do resumo em inglês (cerca de 100 palavras).

3.4 Tradução das palavras-chave (Keywords) - Tradução das palavras-chave em inglês (máximo 5 palavras).

 

2.4.2 OUTRAS INFORMAÇÕES

2.4.2.1 Os artigos podem ter a extensão máxima de até 15 (quinze) laudas, configuração da página tamanho A-4 margens 1,5 cm (esquerda, direita, superior e inferior);

2.4.2.2 Os artigos deverão ser digitados em Word, com as seguintes especificações: Fonte Times New Roman – Tamanho 12; papel branco configuração da página tamanho A-4 margens 1,5 cm (esquerda, direita, superior e inferior); com espaço entrelinhas de 1,5cm. Utilize o indentamento dos parágrafos em 1 cm. Em caso de diagramação observe outros artigos publicados na Revista ACB.

2.4.2.3 Não paginar o documento.


 
2.5 NORMAS DE AVALIAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS ENVIADOS


Resumo expandido (de até 5 páginas) serão publicados em anais. Os trabalhos técnico-científicos e de relatos de pesquisa e experiência serão submetidos a um processo de seleção e avaliação. A comissão técnico-científica decidirá sobre sua aceitação segundo os critérios de originalidade, pertinência, qualidade e forma de apresentação. No caso de inadequação do texto aos critérios propostos, o trabalho será recusado ou encaminhado para reformulação. Só serão aceitos trabalhos relacionados à temática do evento e inéditos (não publicados ou submetidos em outra fonte de informação sob quaisquer formas: resumo, resumo expandido, outras) e não tendo sido submetidos à publicação em qualquer outro periódico, quer seja em parte ou em sua totalidade. 


Cada autor poderá submeter ATÉ DOIS (02) TRABALHOS, sendo autor principal ou coautor. O autor que for apresentar o trabalho selecionado deverá confirmar sua participação por meio de inscrição no Painel. SOMENTE autores e coautores podem apresentar os trabalhos submetidos (aprovados). Não serão permitidas as apresentações orais por terceiros. O aceite ou não dos trabalhos será notificado, individualmente, aos autores por correio eletrônico.


A relação de trabalhos aprovados será publicada no site da Revista ACB. Os trabalhos aprovados e apresentados no Painel Biblioteconomia em Santa Catarina serão publicados em Anais do Evento. TRABALHOS NÃO APRESENTADOS não serão publicados nos Anais. As cartas de aceite serão encaminhadas no dia da divulgação da lista dos trabalhos aprovados.


Os 10 melhores trabalhos publicados nos Anais do Evento, serão encaminhados à Revista ACB para a publicação em número da Revista Eletrônica da Associação Catarinense de Bibliotecários. Os trabalhos para publicação na revista deverão estar em formato de Resumo Expandido (até 5 páginas).

2.6 SESSÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL
A Comissão Científica encarregar-se-á de organizar as mesas para apresentação, reunindo trabalhos de temas correlatos. Cada mesa contará com um coordenador. O tempo para exposição de comunicação oral será de 15 minutos e 5 minutos para debate. Todas as salas de apresentação de comunicação oral estarão equipadas com microcomputador PC com LibreOffice, Pacote LibreOffice e Acrobat Reader, mais projetor multimídia (datashow).

As datas e os horários de apresentação oral definidos pela comissão organizadora do evento e divulgados pelos meios de comunicação da ACB.

A apresentação em formato digital, arquivo.ppt (PowerPoint 97-2003 ou posterior) deverá ter no máximo até 15 slides.
 
2.7 INFORMAÇÕES GERAIS
4.1 Certificados de participação
Os certificados referentes a participação no 36º Painel Biblioteconomia em Santa Catarina serão enviados por e-mail em até 45 dias.
 
2.8 CERTIFICADOS DE APRESENTAÇÃO ORAL 
Os certificados de apresentação oral serão enviados por e-mail.
 
2.9 DÚVIDAS SOBRE A SUBMISSÃO AO PAINEL 
Enviar e-mail para: revista@acbsc.org.br
 
2.10  EDITORES DA REVISTA ACB E COMISSÃO CIENTÍFICA
São mediadores dos trabalhos submetidos. Assim, os editores não interferem no processo de avaliação. Os resultados das avaliações são considerações feitas às cegas e oriundas de profissionais, pesquisadores e professores com Mestrado e Doutorado.